3 dicas para vender pelo Instagram

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3 dicas para vender pelo Instagram

| 05 de Junho de 2022

Com tantas mudanças, sempre há muito o que aprender sobre cada rede social, principalmente se o seu objetivo for manter a relevância da sua marca e, consequentemente, gerar vendas. Quando falamos sobre o Instagram, existem regras e diretrizes que fazem toda a diferença ao longo desse processo de contato direto com o seu público-alvo.

Porém, antes de pensar nessas estratégias, é necessário conhecer os prós e os contras de uma plataforma para que as suas vendas sejam, enfim, bem sucedidas. Quando falamos sobre o Instagram, estamos nos referindo a uma poderosa rede social que auxilia as vendas de todo e qualquer negócio, independente do seu nicho. Porém, há trabalho duro a ser feito. Muitas pessoas acreditam que postar desenfreadamente e atualizar o feed é mais que suficiente para atrair clientes interessados em seus produtos e serviços e é aí que está o erro! Cada post, cada linguagem utilizada, precisa ser bem direcionada para alcançar resultados interessantes e atrair as pessoas certas. Enxergar a plataforma como uma ferramenta de marketing é muito interessante, mas é importante lembrar que ela não trabalha sozinha. 

Siga a leitura e confira algumas dicas de como fazer uso dessa rede social para turbinar as vendas da sua empresa!


No Instagram, existem boas práticas a serem seguidas?


Claro que sim! Assim como em todo ambiente e/ou ferramenta, o Instagram é um universo que envolve comunidades diferentes que devem ser respeitadas. E é ao lidar com pessoas que a atenção precisa ser redobrada. Em tempos de “cultura do cancelamento”, quando o público utiliza as próprias redes sociais para desabafar e compartilhar experiências ruins de compra, o seu atendimento precisa sempre buscar o melhor formato.

Portanto, para seguir boas práticas no Instagram, além de posts humanizados, com elementos que atendam às necessidades do seu público, é necessário contar com um atendimento de ponta. Um SAC bem preparado para responder às perguntas enviadas pelo direct, assim como ser claro nos questionamentos feitos por meio dos próprios comentários do post, torna-se indispensável. Além disso, se você expõe produtos, seja transparente! Na legenda, as atribuições referentes ao que está sendo vendido, inclusive o preço, precisam estar claras. Muitas empresas optam por enviar o valor pelo direct, e isso não se aplica mais, entende? a prática é ilegal e fere direitos básicos previstos pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC), em seu artigo 6°, III e artigo 31. Um post nas redes sociais nada mais é do que um anúncio, também. Sobre isso o CDC é muito claro ao definir que é um direito básico do consumidor a informação adequada, clara e precisa; o que inclui a necessidade de especificações técnicas e o preço. Além disso, transforme seus recursos visuais em “colírio” para os olhos do consumidor. Imagens boas e vídeos de qualidade geram interação, além de proporcionarem uma experiência mais agradável para o seu potencial cliente. 

Tecnicamente falando, é importante, também, criar um perfil comercial. Abra o menu de configurações no Instagram e selecione “Alternar para perfil comercial”. Uma das vantagens de se ter uma página comercial, é poder deixar algum botão de ação específico para contato. Clique no botão “Editar Perfil” e procure por “Opções de Contato”. Aqui é possível escolher entre deixar disponível suas informações de contato ou uma opção de botão de ação. Esses botões conectam seu perfil aos serviços online que você já utiliza, como site, WhatsApp ou outras redes sociais. Por fim, verifique as informações de contato da sua empresa, altere o que for necessário e clique em Concluído. Esse passo é importante no quesito “boas práticas” porque transmite credibilidade para o seu negócio. 


E como vender mais pelo Instagram?


É importante entendermos que o Instagram é um suporte dentro de um todo. É apenas uma etapa da sua estratégia de marketing digital. Por exemplo, se forem utilizados botões nos seus posts, eles precisam levar para algum lugar, certo? Portanto, um site ou e-commerce são as ferramentas de vendas oficiais e o Instagram tem um importante papel como suporte para a divulgação. No processo de vendas pelo Instagram, alguns detalhes fazem toda a diferença:


1 - Instagram Ads

Os anúncios do Instagram funcionam como um complemento para a sua estratégia orgânica. Eles podem ser feitos em diferentes formatos (carrosséis, cards únicos, vídeos) e sempre com linguagem adequada para as vendas, mas com muita criatividade. Por isso, quando se quer vender, contar só com o orgânico pode ser arriscado. O Instagram Ads contribui com o alcance dos seus conteúdos, tornando-os mais visíveis, atraindo pessoas que se interessam pelos seus produtos e serviços e gerando novas oportunidades de negócios.


2 - Faça textos mais curtos e aposte nas imagens

Que o Instagram é uma rede social mais focada em fotos e vídeos, nós já sabemos. Por isso, capriche na produção do seu conteúdo e seja criativo. É importante tocar as pessoas mas lembrar que nem sempre trata-se da “venda pela venda”, mas também é necessário estar atento à humanização do seu conteúdo. 

Chamar a atenção das pessoas não é uma tarefa simples, mas é super alcançável. Se os pontos principais da sua mensagem não forem passados diretamente pela imagem, a foto deve ao menos ser interessante o suficiente para incentivar o seguidor a ler o seu texto.


3 - Conte com profissionais experientes

Achamos importante sempre lembrá-lo que você não precisa (e nem deve!) fazer tudo sozinho (a). Preocupe-se com o seu negócio e com meios de oferecer as melhores opções para os seus consumidores. Contar com profissionais da área do marketing digital para realizar o trabalho de vendas por meio do Instagram ou de qualquer outra rede social/plataforma, é um investimento importante de ser feito em qualquer momento do seu negócio.


Lembre-se: Já se foi a época em que números de seguidores representavam algo para a empresa.


Se essa é a sua única e principal preocupação, lembre-se que o seu pensamento pode estar equivocado. Muito melhor contar com poucos seguidores que sejam compradores e engajem com o seu perfil do que com centenas de pessoas que sequer visualizam o que você posta, concorda?

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