Como criar o conteúdo certo para o seu público?

CARREGANDO...

Como criar o conteúdo certo para o seu público?

| 05 de Agosto de 2021

Afinal, qual o conteúdo ideal para o seu tipo de público?

Para responder a esta pergunta, vamos começar por um princípio básico que muita gente ignora (o que acaba sendo um erro gravíssimo): Você conhece bem o seu público-alvo?


O que é público-alvo?


Pode ser definido como um grupo específico de pessoas ou empresas detentoras de um perfil de consumo semelhante, exigindo, assim, o foco das atenções do seu negócio.

Para saber quem são essas pessoas, uma série de ações se fazem necessárias, no intuito de coletar informações precisas (e valiosas). Entre elas, estão o hábito de fazer as perguntas certas, na hora certa e no momento certo, através de plataformas digitais (sites, landing pages) ou das próprias mídias sociais, com a realização de enquetes, abrindo a caixinha de perguntas do Instagram e, claro, a criação de conteúdos de valor que engajem o seu público. 

Além das ações orgânicas, os anúncios profissionais e segmentados também contribuem consideravelmente com o retorno que você precisa, captando pistas de quem são as pessoas que, de fato, podem e querem consumir os seus produtos ou serviços (além dos que podem mas ainda não sabem que precisam da sua empresa). Informações como gênero, interesses, idade, poder aquisitivo, grau de escolaridade, hábitos de consumo, região onde mora/atua, entre outras, são de extrema valia no momento de construir a persona do seu negócio.


Como conquistar o seu público?


Conseguiu entender o que é público-alvo? Então é hora de colocar a mão na massa e conquistar essas pessoas. Pensa comigo: se alguém passa a seguir as suas redes sociais, você entende que precisa entregar algo em troca, correto? Esse relacionamento nunca foi e jamais será unilateral. Te segue quem, acima de tudo, curte o seu conteúdo, muito além da sua marca. Qual a mensagem que você quer passar? Quais as bandeiras e lutas que você defende? Qual o seu estilo? Tudo isso influencia de forma direta no interesse de cada pessoa.

O fato é que, para receber visitas, é necessário arrumar a casa. Identidade visual, qualidade no conteúdo, envolvimento com atualidade, criatividade... são inúmeros fatores que fazem as pessoas se sentirem conquistadas e, consequentemente, consumir o que você tem a oferecer.

Nas redes sociais, por exemplo, planejar um bom conteúdo é não só fundamental, mas determinante: em um ambiente onde os números importam tanto, seguir o perfil oficial da sua empresa vale ouro, concorda? Tendo isso, trabalhe duro para reter quem está perto de você e atrair quem vai contribuir com o fortalecimento da sua marca. Conquistando as pessoas certas, a probabilidade do crescimento do seu negócio é muito maior do que chamando a atenção de quem nem dá bola para o que você vende (e isso envolve desperdício de tempo, dinheiro e gera estresse).

Para encontrar o público-alvo, não existe uma fórmula: dificilmente conseguiríamos definir um tipo específico de pesquisa de mercado que seria válido para tudo o que você precisa. Encontrar os seus clientes vai muito de jogo de cintura, estudos, pesquisas, ferramentas corretas e equipe de marketing competente ali, juntinho, acompanhando as ações e distribuindo o conteúdo de forma eficaz.

No geral, separamos alguns pontos importantes para criar conteúdo online relevante e fidelizar o seu público:


1 - Qualidade acima de quantidade.

O seu conteúdo pode ter diferentes objetivos além da venda pela venda, como educar, entreter e informar. Acima de tudo, ele precisa ser relevante, bem escrito, de qualidade. E é aí que contar com profissionais experientes no ramo faz toda a diferença.


2 - De olho na concorrência

Vai escrever um post ou artigo sobre um tema específico? Pesquisa a maneira que os seus principais concorrentes estão divulgando o mesmo assunto. 

Se inspirar não faz mal a ninguém, pois o olhar do outro sempre será diferente do seu. Pesquisar irá te proporcionar a construção de conteúdos muito melhores.


3 - Foco no público-alvo

Quando éramos crianças, as redações escolares quase sempre davam a mesma orientação: não fuja do tema.

Esse conselho serve para tudo o que você for fazer na vida, principalmente quando o assunto é fornecer conteúdo de valor para o seu público-alvo. 

Portanto, variar conteúdos faz muito bem, mas jamais esqueça quem são as pessoas que estão lendo/consumindo o seu material. Proporcione aproximação, identidade, humanize o seu negócio!


4 - Lembre-se: Sua empresa não é o foco principal

A ideia do marketing de conteúdo jamais será se promover a qualquer custo. Na verdade, os materiais quase nunca citam o nome da organização. O objetivo principal é informar e ajudar o público sobre questões comuns do dia a dia, e é isso que faz com que as pessoas se sintam próximas do seu negócio: “poxa, eles me entendem.” Lembre-se, no digital, há hora para tudo, inclusive vender o próprio peixe.


5 - Mas, e quando eu quiser VENDER?

Conteúdos institucionais para captação de leads (clientes em potencial) exigem técnicas específicas de copywriter. Portanto, lembre-se que o conteúdo visual (imagens e escrita) contribuem de forma significativa no processo de convencimento. Qual o seu diferencial? Por que o seu produto/serviço é tão incrível? Explore o que há de melhor no seu negócio e saiba falar a língua do seu público-alvo!


Observações finais


Pois é, vender é um processo, e até a venda apelativa como um “Compre Batom” (se você não é dessa época, dá um Google ou pergunta para os seus pais) exige um contexto. Convencer é um trabalho árduo, mas jamais impossível. Conteúdo de qualidade exige do profissional conhecimentos múltiplos, repertório sociocultural e entendimento do público-alvo. Conhecer bem as pessoas que compram de você é a maior prova de empatia no universo digital.

Mas, me conta: você já pensou em conversar com uma equipe de marketing digital preparada para te ajudar em todos estes (e muitos outros!) pontos aqui citados? Não? Então, comece com o pé direito! Fale conosco, com certeza nós vamos contribuir com o crescimento do seu negócio.

Se você aprendeu algo com esse conteúdo, é uma boa se aprofundar mais no assunto! Veja dicas de como fidelizar os seus clientes.

Posts Relacionados

Precisando
de ajuda?

Fale Conosco

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar, você aceita a nossa política de privacidade.