Landing Pages: converta visitantes em potenciais clientes

CARREGANDO...

Landing Pages: converta visitantes em potenciais clientes

| 28 de Junho de 2021

Uma das grandes aliadas do marketing digital, principalmente nas estratégias de Inbound Marketing, é a chamada Landing Page (LP) ou Página de Captura. 

Se a sua empresa busca opções simples e práticas para atrair mais clientes com o marketing digital, essas páginas são bastante poderosas e podem contribuir consideravelmente com o sucesso do seu negócio na internet.

Antes de pontuar como as Landing Pages podem ser importantes na sua estratégia digital, vamos começar te explicando o que elas são e como funcionam. Siga a leitura!


Afinal, o que é uma Landing Page?


Estamos sempre falando aqui no blog sobre a importância das boas práticas de captura de contatos. Dentre as opções, podemos te afirmar que a Landing Page é um uma das principais. Trata-se de páginas criativas para clientes em potencial, que tem como característica as altas taxas de conversão, quando estrategicamente elaboradas.

Apesar de ser uma página web semelhante a um site comum, a estrutura é bem diferente, apresentando bem menos elementos e links. E isso é feito intencionalmente: depois de conseguir encaminhar um visitante para uma Landing Page, o único objetivo da página deve ser conseguir a conversão, ou seja, transformar o visitante em um cliente em potencial. E como isso é feito? Indo direto ao ponto, com informações objetivas, botões, elementos e cores estratégicas, que conduzam a uma ação específica.

Dados divulgados pelo Copyblogger, site internacional referência em copywriting, mostram que 8 em cada 10 pessoas que chegam a uma página só leem o cabeçalho. Somente 2 em cada 10 leitores seguem o restante da leitura. 

Assim, percebemos que os principais elementos de uma página, de fato, são o título e o subtítulo. Logo, esses elementos devem transmitir de maneira extremamente clara a proposta da sua oferta, de modo que convença o visitante quase que “de cara” e o faça agir rapidamente, enxergando o quanto a oferta é imperdível e precisa ser aproveitada naquele momento.

Coloque-se no lugar do consumidor: se você recebe uma oferta por meio de um anúncio (seja no Google, Instagram, Facebook, Youtube, etc), e clica no link disponibilizado para saber mais, significa que você está bastante interessado (a) no que está sendo oferecido, concorda? Movido pela emoção da compra, o que você espera da página que será aberta no seu computador ou dispositivo móvel, é objetividade. Sem textão, sem lero-lero. Mas com muita criatividade para mostrar o que precisa ser feito para ter acesso à oferta imperdível, o quanto antes.


Objetividade estratégica


Não à toa, todos os elementos que compõem uma Landing Page são estrategicamente pensados para não distrair o usuário. No momento em que ele chega até a sua página, através de um anúncio que direciona o clique para ela, a ideia é que ele só saia do ambiente quando deixar por lá alguns dados por puro e espontâneo interesse, em troca de alguma proposta de valor ofertada por sua empresa (desconto na primeira compra, frete grátis na primeira compra, e-book grátis, cupom de desconto, template gratuito, etc). 

Para ter acesso ao que você está oferecendo, o visitante precisa identificar, de cara, o que fazer. E são exatamente aquelas informações que precisamos preencher para receber o material em nosso e-mail, sendo elas o nome, sobrenome, endereço de e-mail, cidade, estado, profissão, telefone… essas “exigências” variam de acordo com cada estratégia utilizada. Um profissional especialista em marketing digital e criação de landing pages irá melhor te direcionar.


Preciso mesmo de uma Landing Page?


No marketing digital, existem muitas empresas que direcionam seus esforços apenas para atrair clientes em potencial para seus sites. A maioria desses visitantes acaba saindo da página sem se tornar um cliente ou deixar dados para contato. Resultado: muito investimento e pouco retorno.

Portanto, as Landing Pages são importantes, pois possuem uma taxa de conversão maior em comparação às outras páginas de seu site, aumentando suas chances de conseguir leads. No entanto, para que você alcance esses benefícios, é fundamental criar uma Landing Page de sucesso, com estratégias bem elaboradas e que façam total sentido para os seus objetivos. 


Landing Pages mais utilizadas:


  • Lançamento/Divulgação de produto (Preencha e garanta o seu);
  • Divulgar promoções exclusivas (Preencha e ganhe desconto);
  • Envio de materiais relevantes (Preencha e baixe nosso e-book);
  • Inscrição para evento ou cursos (Preencha e garanta sua vaga);
  • Lista de espera (Preencha e receba informações sobre novas coleções);
  • Agendar visitas (Preencha e agenda uma visita).


Quando um site apresenta botões, links e ofertas que direcionam o usuário para uma Landing Page, os resultados são bem mais rápidos e mensuráveis. Tudo isso, claro, dentro de uma estratégia qualificada, com embasamento.  

Lembre-se: Essas páginas virtuais estão vinculadas a uma empresa, mas não são páginas do site, podendo, inclusive, apresentar um layout completamente diferente do institucional.

Esse conteúdo te ajudou? Se você precisar de ajuda para montar uma Landing Page, fale conosco!


Posts Relacionados

Precisando
de ajuda?

Fale Conosco

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar, você aceita a nossa política de privacidade.