Usar as redes sociais para aumentar vendas

CARREGANDO...

Usar as redes sociais para aumentar vendas

| 21 de Junho de 2021

Se você está lendo esse conteúdo já deve estar ciente de que as redes sociais são ferramentas poderosas no processo de construção e fortalecimento da marca da sua empresa. Para se ter uma ideia, o relatório Digital in 2020, feito pela We Are Social em parceria com a Hootsuite, apontou que 66% da população brasileira é usuária das redes sociais. Acha pouco? não se engane: essa porcentagem representa mais de 140 milhões de usuários ativos.

Com tantos usuários ativos simultaneamente e o tempo todo, é impossível sua empresa não fazer parte do circuito. Mas não basta só abrir uma conta em redes sociais aleatórias, escolher qualquer imagem para o perfil e seguir em frente: estamos falando de estratégias e posicionamento da sua empresa na internet. Logo, aprender como conquistar mais clientes através das mídias sociais é uma das habilidades mais importantes que um empreendedor pode adquirir!

Confira algumas dicas importantes e use as redes sociais de forma estratégica para conquistar retorno direto aos seus negócios: 


1 - Atente-se aos canais de comunicação


Cada rede social tem sua funcionalidade específica. Sim, nem tudo que se encaixa bem em uma, funcionará na outra. E isso inclui imagens, textos, linguagem, entre vários outros elementos que fazem parte de uma produção de conteúdo estratégica. É fundamental entender as particularidades de cada rede social; o Instagram tem um perfil mais coloquial, onde cabe sim o institucional e a seriedade, mas também há o público que consome puro entretenimento: vídeos curtos, bastidores do seu negócio, cotidiano, memes, ganchos com assuntos mais comentados - que agreguem valor à sua informação - etc. O Youtube, por sua vez, é uma das redes mais consumidas. Nele, é possível explorar vídeos em diversos formatos, como séries, entrevistas, conteúdo sobre como fazer algo e muito mais. O Facebook é uma ferramenta que pode reforçar a presença digital da sua empresa por meio da interação com seus clientes, além de todo o aparato que a rede social oferece no quesito “call to action”, facilitando o contato entre interessados nos seus produtos ou serviços com o atendimento da sua empresa. 

O Twitter é uma excelente plataforma para publicidade: a rede é dinâmica e atualizada, sendo um dos melhores sites para difundir conteúdo de forma mais simples, criando engajamento com os seus seguidores. O Linkedin também é super importante: ele mostra autoridade empresarial, promove a empresa e os funcionários que fazem parte dela, capta novos clientes, constrói relacionamentos profissionais, mostra as principais tendências do mercado e dispõe de toda uma cultura de aprendizado.


2 - Canal escolhido, comunicação de qualidade!


Você não precisa compartilhar apenas temas empresariais/institucionais, você pode - e deve! - diversificar com temas associados e oferecer conteúdo de valor, que ajude as pessoas de alguma maneira, tire suas dúvidas, entregue informação gratuita e importante, mesmo que o teor seja voltado para o seu segmento. O que importa é não burocratizar demais e entender que o espaço das redes sociais é feito por usuários que sim, procuram serviços, mas que também buscam se informar sobre determinado assunto. É ajudando essas pessoas que você se aproxima delas e gera o alcance da sua marca, além de repercutir o seu conteúdo nas mídias e captar cada vez mais interessados na sua empresa. 

Por exemplo: tem uma loja de roupas? Compartilhe conteúdos de moda, tendências para o verão, faça um post das dúvidas mais recorrentes dos seus clientes, etc. Preocupe-se sempre em oferecer qualidade, tanto em texto quanto em imagem; lembre-se que as redes sociais são universos muito ‘visuais’, onde a criatividade aliada à qualidade faz toda a diferença e gera credibilidade e profissionalismo para o seu negócio.

Logo, nada de criar um conteúdo qualquer com uma arte ou vídeo feitos de qualquer jeito, ok? Foco, conhecimento prévio do público alvo e objetivo a ser alcançado com determinado material não podem faltar, além de, sempre, profissionalismo no que é entregue aos usuários da rede.


3 - Canais de venda


Dependendo do seu objetivo, lembre-se que o marketing digital é um grupo de estratégias que, unidas e bem realizadas, geram os resultados que você espera. Tem uma loja de roupas e quer vender somente pelo Instagram? É preciso ser analisado se um site ou a gestão de tráfego são imprescindíveis nesse processo, para que os resultados sejam mais rápidos e a meta seja batida. Como falamos, cada rede social apresenta características específicas e não é só expor a foto do seu produto que você irá vender: é necessário que haja um conjunto de estratégias por trás, que vão do “pensar conteúdo” ao “entregar o conteúdo” e “analisar a performance do material”. Para evitar frustrações, é sempre importante buscar profissionais do marketing digital para que eles possam elaborar a melhor estratégia para o seu negócio e colocá-la em prática com profissionalismo e lucidez. 


4 - Gestão


Existem várias ferramentas que podem te auxiliar na gestão das suas redes sociais. Nelas, é possível programar as postagens, analisar as hashtags do momento, medir o alcance das páginas, avaliar o engajamento e ainda gerar relatórios. Porém, de nada adianta dominar essas ferramentas e não contar com um conteúdo de qualidade para inserir nelas, correto? 


5 - Público-alvo


É indispensável saber com quem você conversa e para quem o seu conteúdo deve ser entregue. Se você vende alimentos veganos, ou seja, que não contém ingredientes de origem animal em sua composição, porque o seu conteúdo deveria chegar aos que comem carne? Para gerar algum tipo de conscientização? Ótimo! E como será a venda deste produto? Não seria melhor destinar posts diferentes - venda e conscientização - com objetivos diferentes? Defina o seu foco em cada detalhe!

Não vá atrás das pessoas erradas, afinal, definir seu público-alvo é o primeiro e mais importante passo de qualquer empresa ou negócio em direção ao sucesso, principalmente quando se está começando.

Posts Relacionados

Precisando
de ajuda?

Fale Conosco

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar, você aceita a nossa política de privacidade.