CARREGANDO...
Se você ainda acredita que o Marketing Digital só funciona para grandes empresas, já passou da hora de mudar de opinião. A gente sabe que pequenos negócios estão sempre priorizando o baixo custo. Porém, algumas vezes, o barato acaba saindo caro, concorda?
A presença online do seu negócio interfere totalmente no alcance e na visão que o público tem da sua marca, e isso vale para qualquer formato, momento ou dimensão do seu empreendimento, uma vez que as estratégias adequadas para a sua necessidade são fundamentais para construir um espaço de vendas disposto a render lucros.
Outro grande benefício do Marketing digital é a segmentação de público: no online, é possível entender o que o seu público-alvo procura e, assim, traçar estratégias eficazes que geram retorno no digital. Além disso, estar presente neste cenário é transmitir credibilidade. Afinal, a internet oferece inúmeras possibilidades de fortalecimento da sua marca que não podem (e nem devem!) ser ignoradas.
Compreendendo a necessidade de estratégias de marketing digital para todos os negócios, separamos algumas dicas que consideramos relevantes e que podem te ajudar a começar a “engatinhar” nesse universo. Siga a leitura!
1 - Crie conteúdo relevante.
Lembre-se: a internet é movida a conteúdo. Se não existissem pessoas e empresas dispostas a criar conteúdo de qualidade, o que nos levaria a passar horas pesquisando no Google ou “rolando” o feed do Instagram? Conteúdo de valor, que agregue, que resolva os problemas das pessoas e que seja relevante na internet, faz toda a diferença no processo de crescimento da sua empresa.
2 - Esteja onde o seu público está.
Você sabe onde estão os seus clientes? Por onde anda o seu público-alvo? Se essas pessoas não estão no Instagram, por que você insiste que elas estão por lá?
Conte com profissionais qualificados para identificar o seu público-alvo e utilizar linguagens e estratégias que atraiam o seu cliente ideal.
3 - Faça anúncios.
No marketing digital, você direciona os seus anúncios somente para aquelas pessoas que tenham características interessantes para o seu negócio. Naturalmente, isso aumenta as suas chances de conversão, ou seja, de vendas.
4 - Analise muito bem as suas métricas.
Acompanhe os seus resultados. Repito: não há como crescer se você não acompanhar a sua própria evolução, identificando oportunidades, explorando o seu potencial e consertando erros que rolaram ao longo do percurso. Aproveite o momento da sua empresa para testar, tentar e experimentar. Os grandes chegam longe porque buscam acertar!
5 - NÃO faça sozinho(a).
É fato que pequenas empresas priorizam o baixo custo, mas contar com um time de marketing digital é, na verdade, um INVESTIMENTO. Fazer sozinho sairá mais caro: você não vai saber os canais corretos para investir, gerando inúmeros e irreparáveis prejuízos. Além disso, você ainda corre o risco de ficar muito frustrado, no final. Utilize o seu tempo para cuidar da sua empresa em outros setores que melhor lhe cabem. Deixe a estratégia digital para profissionais que irão contribuir positivamente para o seu negócio, guiando a sua marca e buscando resultados reais.
Já falamos antes, mas não custa reforçar: Não importa o tamanho da sua empresa, o marketing digital possui ferramentas que ajudam a orientar as ações para fazê-la se destacar no mercado. Compreender e apostar nessas estratégias contribui com o crescimento do seu negócio, sendo, então, um investimento. Portanto, não se intimide pelo mercado, achando que os seus produtos/serviços são inferiores só porque você começou agora. Se você vende os mesmos produtos (ou até melhores) que a loja vizinha, que trabalha dentro do mesmo nicho que o seu, o sucesso das vendas da concorrente tem um motivo. Sim, ele pode estar relacionado ao tempo de existência do espaço, que gera uma consequente fidelização de clientes.
Lembre-se: fortalecimento de marca é investimento, é acreditar no crescimento gradativo da sua empresa. E, se você optou por empreender, com certeza é isso que você busca.