CARREGANDO...
Marketing de Conteúdo é uma estratégia focada em engajar o seu público-alvo e crescer, organicamente, sua rede de potenciais clientes. Tudo isso, através de conteúdo de valor, que ofereça soluções para a vida das pessoas.
Esse tipo de marketing não é mais novidade. É uma tendência que se renova a cada ano e, sem dúvida alguma, veio para ficar. E a resposta para todo esse sucesso é simples: ele funciona!
Os principais canais utilizados para a distribuição de conteúdo são as redes sociais (Instagram, Facebook), blogs e e-mail marketing. Essa estratégia traz grandes benefícios para a empresa, como autoridade no mercado, engajamento, aumento de vendas, crescimento de tráfego e muito mais.
Mesmo assim, ainda existem muitos mitos sobre o assunto. E, o pior: muitas empresas apostam nesses mitos. Sabendo disso, listamos alguns deles para que você não erre mais e seja cada vez mais assertivo no marketing digital da sua empresa.
1° Mito: "Preciso publicar todos os dias para ter melhores resultados."
Exclua esse pensamento agora! Não adianta publicar postagens o tempo todo se elas não oferecem um conteúdo de qualidade. Não é sobre quantidade, mas sim sobre qualidade. Apenas um conteúdo relevante será um post de sucesso. Inclusive, disparar muitas postagens pode afastar os seus potenciais clientes e seguidores. É o que chamamos de "floodar" (termo utilizado pelos internautas para se referir a posts sucessivos de conteúdos irrelevantes, "floodando" o feed dos usuários).
2° Mito: "E-mail marketing está ultrapassado."
A ideia de que e-mail é coisa do passado está incorreta. Esse envio de mensagem tem um papel essencial no engajamento de clientes, principalmente nas estratégias de remarketing. Existem muitos tipos de e-mail marketing que podem ser utilizados nas estratégias da sua empresa. Um profissional especialista em marketing digital poderá te apontar o mais adequado para o seu objetivo. O disparo de e-mails é um método muito utilizado no inbound marketing, e seguir de encontro a isso pode excluir as suas possibilidades de fechar novos negócios.
3° Mito: "Criar conteúdo sobre os conhecimentos internos da minha empresa vai prejudicar o meu negócio."
Ter medo de compartilhar os seus planos é normal no mundo empresarial. Os empreendedores geralmente possuem esse receio por pensar que compartilhar conteúdo é entregar o segredo da empresa, facilitando que outras pessoas copiem. Não é que você deva compartilhar todas as etapas e práticas do seu negócio, mas sim dividir com o público alguns conhecimentos de interesse das pessoas, humanizando a sua marca e atraindo novos adeptos/interessados que desejam se inspirar com as suas experiências de mercado. Isso atrai novos adeptos, fideliza clientes e, consequentemente, gera autoridade no mercado, gerando novas vendas e oportunidades de negócios para a sua empresa.
4º Mito: “É só produzir conteúdo.”
E você acha que isso é pouco? Produzir o conteúdo “perfeito”, que fale a linguagem do seu público-alvo, que chame a atenção das pessoas e que transmita os valores do seu negócio, não é tão simples quanto parece.
Inclusive, de nada adianta produzir um ótimo conteúdo se ele não tiver alcance, não é? Por isso a importância de utilizar o SEO (Search Engine Optimization) que é a otimização da sua página web nos mecanismos de busca. Conteúdos que apostam em palavras-chave certas podem fazer a marca rankear bem no resultado de busca do google. Isso gera leads, que podem ser convertidos em clientes.
5° Mito: "Marketing de conteúdo é muito caro."
Segundo quem? Por diversos motivos, é comum as pessoas pensarem que é muito caro investir nessa estratégia. Mas, pelo contrário, essa tática não necessita de um alto investimento financeiro.
Você pode realizar um marketing de conteúdo orgânico, que depende exclusivamente dos profissionais habilitados para desenvolver os materiais, mas tem um resultado demorado e baixo em comparação ao tráfego pago. Tudo depende de como a sua equipe de marketing trabalha. Com bons profissionais e conteúdo bem produzido, é possível traçar boas estratégias com baixo orçamento.
6° Mito: “Marketing de conteúdo não combina com o meu nicho.”
Olha, podemos te dizer, seguramente, que não existe um nicho que não se beneficie com essa estratégia. Não importa se a sua empresa é de roupas ou de venda de mangueiras, sempre há quem precise se informar sobre conteúdos referentes a estes nichos.
Não caia nesse mito! Ele pode limitar bastante as suas estratégias digitais.
7° Mito: “É só postar no Instagram que já estou produzindo marketing de conteúdo.”
De jeito nenhum. Marketing de conteúdo vai muito além disso. A estratégia é coisa séria e precisa ser desenvolvida por quem entende do assunto. A pauta, texto, linguagem, palavras-chave, objetivo, meta… tudo deve ser definido por pessoas que entendam exatamente o que está fazendo. Portanto, não adianta entregar um celular nas mãos de alguém da sua loja para produzir conteúdo e achar que está fazendo o suficiente, porque não é bem assim. Além disso, precisa existir um investimento real no conteúdo que é fornecido pelas outras páginas da sua empresa, como o site. Nada é por acaso e se você quer conquistar mais clientes através do marketing de conteúdo, há um trabalho duro e minucioso por trás.
A leitura ajudou você de alguma forma? Complemente-a ficando por dentro dos 6 erros que podem atrapalhar a sua estratégia digital.
Ah, e se quer contar com profissionais especializados em criação de conteúdo estratégico para o seu negócio, agende uma conversa. É sempre um prazer te ajudar!