3 estratégias de lançamento que fizeram o hit “Girl From Rio” ser um sucesso

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3 estratégias de lançamento que fizeram o hit “Girl From Rio” ser um sucesso

| 01 de Maio de 2021

Uma coisa é certa: Anitta pode nos ensinar muito sobre marketing digital. Primeiro que ela é sua própria empresária, aprendendo (também nos sustos) quais estratégias funcionam melhor para o negócio. Sim, Anitta é um negócio, uma empresa, uma das maiores do país, inclusive. Aliás, já faz um tempo, o case Anitta vem sendo abordado como um exemplo de sucesso a ser seguido no marketing digital.


Então, independente do seu gosto musical, vamos falar de Anitta em um contexto voltado para o mundo dos negócios, certo? Entre várias ações dignas de troféus, está a do planejamento de divulgação do projeto “Girl From Rio”, faixa homônima do seu quarto álbum de estúdio, focado em ampliar a carreira internacional da artista, levando o Rio de Janeiro para o mundo.

A ideia principal é mostrar a pluralidade da cidade maravilhosa que, segundo Anitta, não se limita às belezas naturais e homens padronizados. Celebrando todos os corpos e etnias, Anitta se agarrou a um gancho em alta e digno de respeito: a representatividade.


Quando faltava pouco mais de um mês para o lançamento oficial, boa parte dos posts da cantora no Instagram foram fotos em preto e branco com mulheres trans, pretas, brancas, pardas, e com corpos nos mais diferentes formatos e medidas, defendendo, assim, a liberdade de cada um poder ser exatamente o que é, livre dos padrões de beleza.


As fotos, todo mundo amou. Curtiu, comentou, compartilhou. Com as legendas em inglês, uma frase foi quase que inerente a todas: “She Is a Girl From Rio.” Ficou aí o questionamento: o que essa "marketeira" de mão cheia quer agora?


1- Antecipação


Com esse conteúdo em fotos, Anitta desenvolveu de forma simples uma etapa fundamental do funil de vendas: a ANTECIPAÇÃO. Influenciando de forma eficaz, o time de marketing da cantora desenhou toda uma estratégia de preparação e expectativa para que os fãs, admiradores e visitantes das mídias sociais pudessem absorver a mensagem “vem coisa boa por aí.” Nessa etapa, o público é preparado para receber algum produto, aguarda, interage, e contribui diretamente para a repercussão da imagem que o projeto em si já mostrou querer passar, tornando a temática super relevante.


2- Engajamento


Em um segundo momento, Anitta oferece conteúdo de valor, gerando um engajamento surreal. Liberando um template com a capa do álbum, qualquer pessoa pode carregar uma foto própria e arrasar na frente do “busão”, mudando ainda o letreiro do transporte para a cidade onde nasceu. A partir daí, não deu outra: até os artistas entraram na brincadeira, compartilhando muito o projeto novo e quentinho da cantora. Chamamos essa etapa de engajamento, momento em que a empresa captura e envolve os leads, que entram na modinha, muitas vezes, só para não ficar de lado.


3- Storytelling


Também na campanha de divulgação de “Girl From Rio”, entre tantas outras estratégias, identificamos a Storytelling, quando se é transmitido, por meio de enredo elaborado e narrativa envolvente, o conteúdo que se quer passar. Sim, Anitta fez isso desde a primeira imagem em preto e branco da mulher carioca, mas foi postando fotos com a família na praia em um dia de verão, que ela deu um salto mais alto: “Esta é minha família. Eles também fazem parte do videoclipe "Girl From Rio”, disse em legenda toda em inglês. Que golaço, hein? “tudo começou quando eu estava no estúdio escrevendo a música. Eu estava checando as notícias online e vi um artigo dizendo que eu poderia ter outro irmão. Meu pai teve Felipe antes de se casar com minha mãe, mas ele não sabia disso. A mãe de Felipe viu meu pai na TV comigo e reconheceu que ele era seu pai.” A artista pop ainda apresentou um novo irmão!


Com histórias interligadas, que seguiram uma linha cronológica, etapas básicas do funil de vendas foram utilizadas, envolvendo o público de uma forma totalmente instigante e eficaz.

Não deu outra: “Have you watched it already?” Foi aí que vieram os teasers, chamadas, prévias do novo videoclipe…divulgação em peso dos vídeos que todo mundo não via a hora de assistir. Mas, lembrando, para gerar todo esse envolvimento do público, as estratégias básicas do funil foram muito bem trabalhadas.

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