5 tipos de conteúdo de valor para o seu Marketing Digital

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5 tipos de conteúdo de valor para o seu Marketing Digital

| 12 de Abril de 2022

O Marketing Digital se tornou um investimento indispensável para a maioria das empresas, mas você sabe o motivo? Visibilidade online e alcance é o que esses negócios buscam. Por isso, essas empresas não almejam um espaço mínimo na internet, elas querem se colocar nesse espaço de maneira estratégica para ganhar a atenção do público e se destacar em meio à concorrência, em um universo tão repleto de possibilidades, como o online.

Para uma empresa se diferenciar das concorrentes no meio digital é preciso seguir estratégias que façam sentido para o seu negócio. Para a fidelização de clientes, o Marketing de Conteúdo acaba sendo recomendado pelos especialistas, por possibilitar que a empresa torne-se referência em seu nicho/área de atuação.

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia de atração de clientes por meio da criação de conteúdo relevante. Trata-se de um método de marketing que não faz promoção direta da marca, mas atrai o público-alvo ao oferecer soluções para os seus problemas do dia a dia. Dentro desta estratégia, existem diferentes maneiras de se comunicar com quem se interessa pelos seus produtos ou serviços. Por isso, separamos 5 tipos de conteúdo que podem ser excelentes para o seu Marketing Digital.


1- Blog posts


Atualmente, o blog post é um dos gêneros mais populares na internet, pois trata-se de um artigo que fornece informações sobre uma determinada temática e oferece produtos ou serviços de maneira sutil para lidar com dúvidas e/ou problemas relacionados. 

Esse gênero, dependendo do nicho da marca trabalhada, pode ser utilizado de forma mais descontraída, por meio de uma linguagem mais informal, mas sempre bem escrita, repleta de conhecimento e dinâmica. O objetivo do blog post é concretizar um diálogo direto com os potenciais clientes, estimulando a conexão e a identificação desse público com o que seu negócio tem a oferecer.


2- Notícias


O gênero notícia é formal e possui uma linguagem jornalística. Ele normalmente trata de assuntos que estão em alta, ou seja, diferente do blog post, a notícia é muito mais temporal. O objetivo desse gênero é contar alguma novidade, pesquisa de mercado, ou informações sobre o nicho do seu negócio.


3- Posts nas mídias sociais


Nas mídias sociais, o conteúdo é acompanhado por uma imagem e uma breve descrição. Esse gênero é mais casual em comparativo com o blog post e a notícia. A ideia é divulgar esses materiais de forma direta e objetiva, chamando o público para conferir o site e/ou blog, por exemplo.


4- Vídeo


Os vídeos estão em alta! Por isso, o seu negócio pode aproveitar para gravar um falando sobre algum conteúdo já trabalhado em um blog post, fazendo o que chamamos de “transmídia”. Assim, você pode vincular o vídeo ao blog post para que o usuário possa escolher entre assistir ao vídeo ou ler o material ou, simplesmente, complementar a leitura, em diferentes formatos.


5- E-book


Se você vai trabalhar com um conteúdo mais denso, que não cabe em um artigo de blog ou em um vídeo do YouTube, é recomendável transformá-lo em um material mais completo, que pode ser um e-book. 

O e-book é o tipo de conteúdo utilizado para falar sobre um assunto de forma mais completa e informativa. O material pode ser utilizado como parte de suas estratégias de Inbound Marketing.


Conclusão


É importante ter em mente que o marketing de conteúdo pode trazer mais oportunidades para gerar leads [potenciais clientes] para o seu site. Ele vai além da publicidade e das vendas a qualquer custo: por meio desse tipo de estratégia, é possível humanizar a sua marca e oferecer às pessoas que se interessam pelo seu nicho, conteúdos relevantes e que resolvam problemas rotineiros.

Sabe quando a gente pesquisa na internet “como consertar fones de ouvido”, por exemplo? Nas pesquisas, muito provavelmente, empresas de tecnologia irão responder a sua dúvida. A questão é que essas mesmas empresas também podem oferecer serviços relacionados ao que você busca, como a venda de fones de ouvido de última geração ou até opções que caibam no seu bolso. Assim, aquela marca irá resolver o seu problema atual e pode ser lembrada em outras situações da sua rotina, fidelizando a sua presença na internet.

Por isso, os tipos de conteúdos citados neste texto são importantes no marketing de conteúdo e no processo de fortalecimento da sua marca. Afinal, enquanto os artigos de blog são divulgados nas redes sociais, os vídeos entram como material complementar e multimídia, além de ser oferecidos uma opção de aprofundar ainda mais o conteúdo, através de um e-book.

Com o aumento de várias marcas migrando para o meio digital, as empresas precisam investir pesado em estratégias diferenciadas para conquistar seu público-alvo e a produção de conteúdos através do Marketing Digital é necessária para que a sua marca esteja sempre “on” e deixe a concorrência para trás.

Se você tem alguma dúvida sobre esse assunto, entre em contato conosco! Conte com profissionais experientes para colocar em prática as melhores estratégias de marketing para o seu negócio. 

E se você gostou desse conteúdo, complemente a leitura e entenda mais sobre conteúdos de valor que podem [e devem!] ser entregues à sua audiência. Na dúvida, não faça sozinho (a). Estamos aqui para te ajudar!

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