CARREGANDO...
Atualmente, o Instagram é uma das ferramentas digitais mais poderosas para as diversas marcas. Em uma pesquisa das lojas da NuvemShop, em 2020, 34% das 6 milhões de vendas ocorreram através das redes sociais. Desse número, 87% foram pelo Instagram.
Nessa rede social, sua empresa consegue atingir um bom alcance, criar relacionamento com o público-alvo, engajar, divulgar e vender. Os anúncios e publicidade no Instagram melhoram o crescimento da página, e consequentemente, atraem mais oportunidades de vendas. Mas isso tudo não acontece da noite para o dia.
Através do Instagram você pode adicionar informações básicas sobre a empresa, criar conteúdo de grande impacto, engajar com os seguidores, obter resultados em tempo real sobre o desempenho das publicações, ter acesso às informações dos seguidores e muito mais.
Mesmo com todos esses benefícios, ainda resta o questionamento: é possível investir só no Instagram para captar mais clientes?
Não existe uma resposta única para essa pergunta, até porque, cada empresa se consolida de uma maneira diferente e, a depender dos produtos ou serviços que oferece, o Instagram pode ou não atender a essa necessidade.
Existem outras plataformas para ajudar o seu negócio a crescer e aumentar as vendas, como o Google meu negócio, Youtube, e-mail, blog e Facebook. O ideal é que todos esses canais estejam em sintonia, até porque, de alguma maneira eles se complementam e se conectam a públicos diferentes.
Para realizar isto com êxito, é necessário entender onde estão as pessoas dispostas a conhecer e comprar na sua empresa. Por isso, a importância de ser flexível com as plataformas de captação. Para te ajudar nessa, separamos algumas dicas:
Conte com um site
O site funciona como uma espécie de galeria da sua empresa. Lá é o local ideal para divulgar a identidade do seu negócio. As principais informações como serviços, localidade, contato e “quem somos”, por exemplo. É uma maneira simples de informar sobre o que você está vendendo e ter autoridade na internet, uma vez que o site é o seu endereço no universo digital.
Aposte em um blog
Diferente do site, o blog é mais dinâmico. O blog é uma forma de levar conteúdo para o seu público alvo. Com posts educativos como curiosidades, dicas e informações, o blog divulga a sua empresa de maneira mais descontraída. Assim como o site, o blog também pode ser visto nas buscas do Google.
Identidade visual, branding e rebranding
De nada adianta investir pesado em um canal de comunicação se a comunicação visual e verbal da sua empresa não está ajustada à missão e aos valores que ela deseja transmitir. O que precisa ser mudado? O que precisa ser repensado? É assim mesmo que você deseja ser visto? Lembre-se que nem sempre é a venda pela venda, é importante cuidar da reputação antes de jogar-se ao mundo.
Use mídia paga
Os anúncios não só em redes sociais, mas também em sites e em resultados de busca são muito eficazes para impulsionar sua marca ou produto. Essa é uma estratégia de marketing bastante utilizada para atrair clientes.
Ative e atualize o Google Meu negócio
O Google meu negócio é uma plataforma do Google que serve para cadastrar as principais informações da sua empresa para que os possíveis clientes possam ter acesso ao seu negócio assim que realizar a busca no Google.
De modo geral, o instagram pode ser eficaz na captação de clientes. Com suas variadas ferramentas, é possível conseguir alcançar metas. Trata-se de uma ferramenta poderosa para ampliar o seu alcance e aumentar o interesse do seu público pelo seu produto. Porém, apenas ela, isoladamente, muitas vezes pode não ser suficiente e é aí que pode estar o erro que te impede de encontrar um caminho que te faça ser mais auto suficiente na internet e atrair potenciais interessados.
A situação atual precisa ser diagnosticada e analisada cuidadosamente, para que, assim, seus investimentos sejam cada vez mais assertivos e para que o seu negócio seja cuidado com carinho, ainda na base.