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Mais de 95 milhões de usuários brasileiros. É muita coisa, não é? Pois é, essa é a média de pessoas cadastradas no Instagram, de acordo com um levantamento feito pela We Are Social, em parceria com a Hootsuite, em abril do ano passado. Com tantas pessoas realizando novos cadastros, acessando a rede social e sinalizando interesse pelas novidades que a ferramenta dispõe, fica claro que o potencial de fluxo na sua conta profissional acaba se tornando muito maior, caso você faça uso das estratégias adequadas para o seu modelo de negócio.
Mas, para que o Instagram seja utilizado como uma ferramenta de marketing digital, torna-se necessário analisar métricas e estar de olho no modo como o público interage com os seus conteúdos. Esse é o “termômetro” que vai te possibilitar realizar melhorias e fazer uso da rede social cada vez mais ao seu favor.
Quando você cria um perfil comercial no Instagram, é possível acessar a ferramenta Instagram Insights. Através dela, é possível visualizar dados importantes, sempre em tempo real. Basta clicar em “ver perfil profissional” e depois em “ver todos os insights”. Após isso, vá em “contas alcançadas”.
Ao fazer esse trajeto, você irá encontrar:
Por meio desses dados, torna-se possível ver a quantidade de interações no seu perfil, o que ajuda a identificar o desempenho da sua conta na rede social.
Confira também as métricas do Instagram Stories.
Os stories do Instagram são fundamentais para que a empresa mantenha o engajamento diário com o público, sem que seja necessário estar sempre postando no feed conteúdos que, muitas vezes, nem são tão relevantes assim. Para que haja fluxo no feed, é necessário que haja importância, relevância! Nos stories, não: é possível postar rotina, bastidores, detalhes, conversar com o público de forma mais direta, entre várias outras possibilidades de atualizações, a depender do perfil da sua empresa.
Com uma rotina de postagens nos stories, é possível analisar métricas de forma mais precisa, por meio de taxas de engajamento. Clicando na quantidade de dias em que deseja comparar a evolução dos stories, é possível identificar, de forma totalmente intuitiva:
Os insights do Instagram permitem que você visualize o número de vezes que o seu perfil foi visto no explorar, número de vezes que foi visto através do feed, número de vezes em que foi visto diretamente no perfil (por meio de pesquisa direta) e outros meios do seu post ter sido encontrado. São informações valiosas, disponíveis de maneira prática e fácil. Se aliadas com uma boa gestão de tráfego, então, nem se fala! Você irá, cada vez mais, ter conhecimento do seu público-alvo e chegar às pessoas que podem se interessar por seus produtos ou serviços.
No Instagram Insights, vá em “publicação”. Lá, você encontrará as métricas das publicações até os últimos dois anos, assim como o alcance de cada uma. Para isso, clique em insights, onde você irá encontrar:
Na área “descoberta”, é possível identificar:
E existem métricas sobre os meus seguidores?
Sim, claro. Mesmo de maneira orgânica, isso também é possível de ser mensurado. As principais informações disponíveis, são gênero e idade, localização, tempo em que os seus seguidores ficam online no Instagram e em quais dias da semana.
Não. Atrair o público certo para o seu perfil profissional e convencê-los a ficar, depende de forças maiores. Claro que analisar métricas é fundamental, mas de nada vai importar se você não utilizá-las ao seu favor. E isso significa postar no dia certo, o conteúdo certo, para a pessoa certa. Dialogar com o seu público-alvo demanda esforço, mas quando ele entende a sua linguagem, o céu é o limite.
De modo geral, o desempenho de marketing da sua empresa, como um todo, precisa ser analisado. São várias frentes necessárias e o Instagram é apenas uma delas.
Por isso, pensamos em estratégias sob medida que irão atender às suas necessidades de marketing digital, não importa qual o momento da sua empresa. Fale conosco, iremos te ajudar!