Como ranquear no Google e ser encontrado nas pesquisas?

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Como ranquear no Google e ser encontrado nas pesquisas?

| 25 de Fevereiro de 2022

Você está aqui porque deseja que a sua marca represente autoridade no ramo em que atua e seja vista pela sua persona antes da marca do concorrente, certo?

Pois é, para isso, você precisa entender a importância de ser encontrado (a) no Google. 

Sabe quando precisamos de algum produto ou serviço e “jogamos” para que o Google encontre essas informações para nós? Para que o mecanismo de busca entregue a sua empresa como opção viável para esse potencial cliente, é importante que essa “ponte” seja facilitada.

E como é possível fazer isso? Separamos algumas dicas para ranquear melhor no Google e ser encontrado nas pesquisas dos seus clientes em potencial e público-alvo. Siga a leitura!


1 - Seja recomendado utilizando palavras-chave


Imagine que você entra em um supermercado e pergunta a um atendente onde ficam os leites veganos. Primeiramente, o profissional te levaria a uma sessão onde são estocados os leites, para só então, apontar onde ficam as opções veganas.

Assim funcionam os mecanismos de buscas. Serão apresentados aos usuários as pesquisas que melhor se encaixam com a necessidade pesquisada. Por ser algo tão específico, é indispensável que haja estratégias por trás do encontro da sua empresa com o cliente.

Logo, o Google analisará o que de fato importa para a persona do seu negócio. Por isso, ao buscar algo, os mecanismos de busca identificarão as palavras-chaves que remetem à sua dúvida. No entanto, não basta buscar adivinhar ou presumir as palavras-chave que irão aproximar a sua persona do seu negócio. O Google preza também por conteúdos relevantes, além da experiência do usuário, que deve ser encaminhado para um link seguro e uma página fácil, completa e prática de acessar. 

E para que toda essa movimentação aconteça, é necessário que o seu conteúdo seja ranqueado através de técnicas de SEO. São vários detalhes que fazem toda a diferença em todo o processo de construção do seu site ou blog, tornando a sua página web funcional, gerando excelentes resultados. 


2 - Ranqueie no Google por meio do Marketing de Conteúdo


O marketing de conteúdo nada mais é do que conteúdo de valor oferecido ao seu público-alvo. Isso significa que você irá pensar em materiais explicativos que resolvam o dia a dia das pessoas que se interessam pelo nicho do seu negócio. Sabe quando pesquisamos por aquela receita fácil de bolo de chocolate feito no liquidificador? Essa busca irá nos direcionar para sites de receitas, de docerias, de marcas de liquidificador, entre vários outros temas relacionados. A ideia é ir além da venda pela venda, tornando a sua marca interessante sob diversas outras perspectivas, engajando o público e, claro, gerando autoridade para o seu negócio, afinal, é mostrando que você entende do assunto que as pessoas irão sentir a credibilidade que precisam para realizar uma compra. 

Conforme detalhado, as palavras-chave agregam seu ranqueamento a todo momento. Assim, não poderíamos esquecer delas na hora de planejar o Marketing de Conteúdo da sua marca, correto? Elas devem estar presentes no título da página, na meta-descrição, no corpo e até no nome ou descrição da imagem dos blog posts que você escreve. 

Aposte em materiais ricos e relevantes, onde a sua marca possa se aprofundar nos assuntos e atrair a audiência. Nutra esses posts! Não é só sobre construir um texto incrível e disponibilizar na internet. Ele precisa ser atualizado com o passar dos meses/anos, já que algumas informações precisam ser atualizadas ou até substituídas por completo. 

Esteja atento (a)!


3 - Garanta a boa experiência dos usuários


Outros fatores contribuem diretamente com um melhor ranqueamento do seu site no Google. São eles:


Certificado SSL - O certificado SSL protege informações importantes dos usuários que navegam em sites onde ele está instalado. Para fazer isso, criptografa os dados do visitante, impedindo que sejam interceptados, capturados ou visualizados durante a transferência das informações até o servidor que hospeda o site. 

Sites responsivos - Sites responsivos são aqueles que adaptam o tamanho das suas páginas (alteração do layout) ao tamanho das telas que estão sendo exibidos, como as telas de celulares e tablets. Isso gera uma experiência mais completa, confortável e dinâmica para o usuário, que poderá escolher com tranquilidade por onde irá acessar o seu site, sem desistir no primeiro acesso.

Velocidade do carregamento da página - Antes de tudo, é preciso saber o tempo recomendado para o carregamento de uma página. De acordo com o Google, o ideal é que a página demore de 0,5 a 2 segundos para carregar por completo. É importante citar também que o Google analisa constantemente o comportamento dos usuários ao acessarem sites. Logo, se eles costumam desistir rapidamente quando acessam o seu, significa que há algo errado, por isso, ele não será priorizado nos resultados de busca. Quanto mais tempo os usuários passarem lendo os conteúdos do seu site e navegando nas abas, melhor será a sua performance e maior será a relevância da sua página web. 

A URL do seu site influencia diretamente em como a sua empresa é encontrada no Google - Otimize a URL do seu site. A escolha do seu domínio precisa ser planejada, para que o seu site possa ser encontrado com muito mais facilidade. Opte sempre por URLs mais curtas, fáceis de digitar, objetivas e com palavras-chave. O mais importante em ter uma URL amigável é a experiência e confiança do usuário. Por isso, quanto mais simples e intuitivo, melhor para convencer o seu potencial cliente a clicar naquele link.

Então, se o endereço da sua página na internet possui aqueles links repletos de letras, números e caracteres especiais que não dizem nada e só confundem os usuários, é hora de alterá-los. 


4 - Analise a performance das suas estratégias


Invista, também, em tráfego pago. Desenvolva conteúdos e estratégias para os anúncios no Google. Isso irá contribuir diretamente com os seus resultados, gerando retornos bem mais expressivos.

Além disso, esteja sempre atento à performance das estratégias escolhidas, para que possa ser identificado qual delas faz mais sentido para o seu negócio. É necessário acompanhar métricas que possam ser consideradas relevantes para verificar o ranqueamento do seu site no Google. O volume de leads depende diretamente das escolhas que estão sendo feitas ao longo de todo o percurso. É importante resolver detalhes para que outros possam funcionar melhor. Para colocar essas tarefas em prática de forma mais assertiva, conte com uma agência de marketing digital que te oriente e que te faça investir de forma inteligente. 


Em conclusão, é importante que você, enquanto empreendedor, entenda que não precisa (e nem deve) colocar em prática essas estratégias sozinho (a). Contar com profissionais qualificados, que possam traçar estratégias fundamentadas para as suas campanhas de marketing digital e que possam, também, gerar resultados mensuráveis para o seu negócio, faz toda a diferença. Dedique-se ao que realmente importa, dentro das suas atribuições, e confie em uma equipe multidisciplinar que possa contribuir, diariamente, com a presença digital da sua empresa, independente do momento em que ela esteja. 

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