Rebranding: entenda o que é e quando utilizar para a sua marca

CARREGANDO...

Rebranding: entenda o que é e quando utilizar para a sua marca

| 09 de Agosto de 2022

O rebranding é um processo muito comum em empresas que buscam se reinventar e se adaptar às mudanças do mercado. Consiste na renovação da identidade visual, conceito e posicionamento de uma marca, com o objetivo de atualizá-la e torná-la mais atraente aos consumidores. Essa estratégia pode ser motivada por diversas razões, como mudanças na empresa, alterações na percepção dos clientes, expansão dos negócios ou até mesmo para corrigir erros do passado. Neste artigo, vamos entender melhor o que é rebranding e como ele pode ser uma ferramenta estratégica para o sucesso do seu negócio.


Quais os motivos para uma marca passar pelo processo de Rebranding?


Diversos podem ser os motivos. No entanto, um dos motivos mais frequentes é que a mesma deseja alcançar maiores patamares e ampliar a sua atuação no mercado ao tentar tornar-se ainda mais única. Desse modo, é seguro dizer que o motivo principal é para tornar a marca ainda mais eficiente. 


1 - MUDANÇA DE POSICIONAMENTO NO MERCADO


O primeiro motivo em que o Rebranding deve ser feito é quando a empresa resolve mudar o seu posicionamento no mercado. Essa mudança geralmente ocorre porque o público tem uma visão bastante negativa com relação à empresa. Assim, mudar complementa a imagem da marca pode atrair novos consumidores.

.É importante fazer uma pequena ressalva, fazer o Rebranding não significa abrir mão do perfil antigo da sua marca e dos clientes já fidelizados. Pelo contrário, você terá que desenvolver uma boa estratégia, para que ao mesmo tempo seja atrativa para o novo público, que converse com o público usual e mostre que a qualidade dos produtos continua exatamente a mesma. Ainda, você pode incluir no Rebranding os motivos que levaram a sua marca a lançar produtos novos, sem guardar segredos e sendo direto com o seu público.


2 - PERDA DE INTERESSE DO PÚBLICO


É normal que as pessoas sejam atraídas por novidades e coisas que estejam na moda. Por isso que algumas marcas conseguem fazer tanto sucesso logo que são lançadas. Entretanto, se essas empresas não prestarem atenção ao que o mercado está buscando, elas correm o risco de serem passadas para trás. 

É importante que você fique de olho no momento certo de fazer o Rebranding na sua marca, já que esse será o momento de atrair a atenção dos clientes novamente. Isso acontece porque os clientes ficam curiosos com as mudanças e veem o Rebranding como uma nova marca e que merece mais atenção.



3 - PERDA DE COMPETITIVIDADE


Com novas marcas surgindo a todo momento no mercado, se a sua empresa não se atualizar, ela vai perder espaço para a concorrência. você não esquecer que os seus concorrentes também estão de olho em novas estratégias para atrair a atenção dos clientes. Investir nas estratégias de Rebranding é essencial para desenvolver sua marca.

Se você souber utilizar a inovação em suas estratégias, terá bons resultados, afinal, clientes que gostam de inovação saberão onde encontrar o que há de mais novo, e irão procurar a sua marca em primeiro lugar. Um bom exemplo de como melhorar a perda de competitividade é investindo em causas ambientais e sociais, já que são temáticas sérias que demonstram o comprometimento da empresa não apenas com o lucro, mas com o meio ambiente e com a sociedade.


Quais os tipos de Rebranding?


1 - PARCIAL: A estratégia de Rebranding Parcial é utilizada quando não há uma completa crise de identidade na marca e a empresa já é bem estabilizada no mercado. Dessa forma, só é necessário ajustar-se parcialmente para conseguir novas pessoas consumidoras e um novo espaço no mercado. Normalmente, a logo ganha uma nova versão, pode haver mudança no slogan, mas nada que mude ou retire completamente a imagem que já tinham da marca.

(Estratégia de Rebranding Parcial feito pela rede de perfumaria O Boticário)


2 - EVOLUTIVO: O Rebranding evolutivo também tem a ver com a atualização da imagem da marca no mercado. É, basicamente, um processo de evolução da identidade da marca ao longo dos anos, o que requer Rebranding e Redesign.

(Estratégia de Rebranding Evolutivo feito pelo Google)


3 - TOTAL/RADICAL: Geralmente, essa estratégia é um pouco mais brusca, utilizada quando já não há forma de utilizar a antiga marca. Isso pode ocorrer quando há uma fusão de empresas, quando há uma nova direção ou quando há uma completa mudança de segmento. Nesse caso, nome, logo, e slogans mudam por completo, sem fazer menção à marca anterior.

(Estratégia de Rebranding Radical feita pela durante a fusão das empresas Tam e Lan, se tornando a Latam)


Como fazer o Rebranding da sua marca?


A gestão de uma marca pode variar muito em termos de abordagem de empresa para empresa. Por isso, considere que ao executar determinadas estratégias, você terá que lidar com os 10 “pontos” a seguir:

1- Mudança de nomes, cores e identidade visual;

2- Alteração de slogans, jingles, mascotes etc.

3- Adaptação ou criação de novo logotipo;

4- Novo escopo para redes sociais;

5- Adaptação do Manual de Marca;

6- Atualização ou criação de novo Manual de Comunicação;

7- Criação ou atualização do guia de Cultura Organizacional da empresa;

8- Atualização dos processos da empresa;

9- Planejamento da divulgação do novo posicionamento;

10- Criação ou adaptação do seu Manual de Brand Positioning.

Agora que você já sabe quando fazer o Rebranding da sua marca e quais pontos devem ser levados em consideração na construção das suas estratégias, chegou o momento de te mostrar como você pode fazer isso de forma prática. Você não deve esquecer que existem outras formas, essas são apenas algumas dicas, o recomendado é ter ajuda de uma agência especialista na área. Inclusive, os profissionais podem te ajudar até mesmo a entender se realmente é necessário fazer o Rebranding ou seguir outro caminho.


DIAGNÓSTICO DO CENÁRIO E ANÁLISE DA EMPRESA


O primeiro passo do Rebranding é fazer um bom diagnóstico do cenário atual. Assim, você entenderá quais são os verdadeiros motivos para você fazer o Rebranding. Lembre-se que a essência de sua marca ou do seu produto, não pode mudar. Identifique se o motivo pelo qual você quer fazer o Rebranding não é resolvido apenas alterando algumas estratégias da empresa. Caso não seja mesmo, comece pensando como você quer que a sua empresa seja enxergada em seu funcionamento. 

Se você quer atingir um público mais diverso, poderia ser o momento de ter uma equipe mais plural. Se você quer competir em determinado ramo, você precisará rever suas estratégias competitivas para o mercado. Se o diagnóstico e o processo de organização e estrutura de funcionamento da empresa estejam revistos, está na hora do passo seguinte.


REDEFINA MERCADO E PÚBLICO-ALVO


Esse é o momento de muita pesquisa. Está na hora de redefinir quem será seu público e qual será o segmento do mercado que estará concorrendo. Os produtos serão exatamente iguais ou passarão por mudanças para agradar um novo tipo de público? E deverá ser definido o perfil desse novo público, o que acreditam, como consomem, seus comportamentos, etc.

Para isso, você pode conversar com os seus fornecedores e distribuidores, se for o caso. Eles podem ter uma visão diferente e até mesmo mais ampla do mercado e do que está acontecendo nele. Por isso, no momento da crise eles são as melhores pessoas para aconselhar você. Além disso, você também pode procurar os seus clientes para entender porque eles não estão mais indo na sua loja.

Faça pesquisas de satisfação do cliente periodicamente. Desta forma, será mais provável que você perceba as mudanças no comportamento do cliente logo no início, e não quando as coisas estiverem ruins na sua loja. Vale a pena mencionar que essa é uma ferramenta poderosíssima já que além de conhecer porque as suas estratégias não estão mais funcionando, você também terá acesso ao que o cliente espera da sua marca.


PLANEJE O REBRANDING


Depois de entender o que mudou no comportamento do cliente é hora de entrar na mente do cliente e planejar o que será feito no Rebranding. Existem diferentes mudanças que podem ser realizadas, tais como mudanças no logo ou na tipografia da sua marca.

Faça um levantamento acerca de quais são as primeiras coisas que são associadas à imagem da empresa. Por exemplo, se você possui uma rede de academias que tem sua imagem associada à saúde, esporte, atividade física, etc. Em seguida, pense em como esse novo público, deverá enxergar a nova marca. Repense os seus valores, afinal, será que os valores atuais da empresa refletem as necessidades do mundo atual? 

A imagem visual de uma marca ajuda a construir as sensações e as ideias que circulam em volta dela. Algumas marcas, como a Coca-Cola, têm isso tão forte que elas conseguem se apropriar inclusive de uma cor e fazer com que seja diretamente relacionado a elas. Por isso, você deverá repensar: logo, paleta de cores, fontes, designs de websites e mídias sociais. Você deve alterar aquilo que for pertinente. Se não for necessário alterar paleta de cores, pois elas já funcionam bem, você pode mantê-las como estão.


ORÇAMENTO


Fazer o Rebranding da sua marca pode exigir um grande investimento. Afinal, você precisará de uma boa equipe de marketing, realizando inúmeras campanhas para avisar o cliente das mudanças que vão acontecer. É fundamental que você tenha um bom planejamento financeiro e certifique-se de que vai ficar dentro do orçamento. Para facilitar o planejamento financeiro o ideal é que você tenha uma planilha com tudo o que será feito, quanto tempo vai levar para isso e quando será entregue. Assim, além de não atrasar os seus planos, você ainda consegue manter as finanças em dia e investir na sua marca.


DIVULGAÇÃO DO REBRANDING


É importante que você tenha um bom planejamento para a divulgação da sua loja. O ideal é utilizar diferentes mídias, dependendo de onde o seu público-alvo puder ser encontrado. Dessa forma, sua marca consegue elaborar campanhas que sejam adequadas para cada uma das mídias definidas. Outra estratégia muito interessante de Rebranding, que diversas empresas utilizam, é criar um certo clima de mistério no mercado ao redor da sua campanha, dizendo apenas que mudanças estão por vir, mas sem contar exatamente o que irá acontecer, é o chamado Buzz Marketing. Tente fazer esse momento mais interativo, assim, você mantém o cliente curioso e faz com que ele continue acompanhando para saber o que virá a seguir. 


ANALISAR OS RESULTADOS


Depois de implementar todas as mudanças necessárias, é importante que você acompanhe os resultados. Confira as métricas, o ROI, o retorno sobre o investimento, o volume e os valores de vendas, dentre outros. Esses relatórios são essenciais para conferir sucesso ou fracasso da sua marca. Se o resultado do Rebranding for positivo, continue a investir. Caso seja negativo, veja onde está errando e corrija o erro. Não precisa mudar a marca toda de novo. Na maioria dos casos, basta mudar o posicionamento e a vendas tornam a aumentar.


Fale com a gente! Podemos te ajudar.

Posts Relacionados

Precisando
de ajuda?

Fale Conosco

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar, você aceita a nossa política de privacidade.