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No Marketing Digital, existem diversas estratégias que, quando usadas corretamente, geram excelentes retornos, a exemplo do remarketing.
Portanto, cometer alguns erros pode interferir bastante nos resultados das ações digitais do seu negócio e se você quer evitar isso, é necessário tomar alguns cuidados.
Pensando nisso, a Borda Comunicação resolveu listar 6 erros comuns que você deve evitar ao máximo nas suas estratégias de marketing digital. Siga a leitura e veja se você já cometeu alguns deles!
O planejamento é essencial para que seja realizada uma administração eficiente na empresa. Esse ponto é um dos principais para um resultado positivo, refletindo no sucesso das suas vendas.
Algumas das estratégias que são ponto-chave para o pleno planejamento das suas ações, são:
Objetivos - Saber exatamente o que você quer e para quem você pretende oferecer os seus produtos ou serviços, é fundamental. Escolha uma linguagem, um estilo e uma identidade antes de partir para a prática. Traçar objetivos faz toda a diferença e mantém a organização e assertividade ao longo de todo o processo.
Metas - Onde você quer chegar com essa estratégia? O que você pretende fazer com os resultados que irá obter? Defina metas.
Métricas - Ao longo do processo, analise os resultados que têm conseguido e compare-os. Diversas ferramentas de marketing digital podem te oferecer possibilidades de mensurar se as suas estratégias estão alcançando os objetivos que você traçou lá no início. Mude o percurso, se assim for necessário!
Persona - Defina o perfil de cliente ideal. Saiba quem é o seu público-alvo. A persona caracteriza-se por oferecer informações valiosas sobre quem faz o perfil da sua marca. E isso vai muito além da geografia, idade ou sexo: estamos falando de saber quais são as principais dores dessas pessoas. O que elas mais precisam? De que os seus produtos ou serviços podem mudar vidas?
Planejamento de mídia - Com os objetivos e metas devidamente traçados, planeje qual conteúdo você pretende distribuir. Essa etapa jamais deve ser realizada no aleatório: qual o conteúdo ideal para o seu público-alvo? Técnicas de escrita, de escolha de imagens e definição dos canais de distribuição devem ser escolhidas com muito cuidado e conhecimento. Para isso, conte com uma equipe especializada em marketing digital.
O planejamento deve ser praticado por todos os que fazem parte da empresa. Sem isso, torna-se inviável seguir adiante e partir para as próximas etapas, como veremos a seguir.
Monitorar os resultados é uma prática que precisa fazer parte do contexto de toda empresa. Se você quer diminuir o número de erros nas estratégias digitais e deseja praticidade, sem dúvidas essa ação é o que falta.
Esse monitoramento é praticado para atender a:
Assim, é possível acompanhar detalhadamente quais estratégias utilizadas pelo seu time de marketing estão funcionando plenamente e quais precisam ser aprimoradas.
Elaborar e definir conteúdos não é uma tarefa fácil. Um dos grandes erros está na escolha de uma temática que não atrai o público-alvo, tornando o conteúdo cansativo e sem nenhuma relevância.
Para não cometer esse equívoco, é necessário ter conhecimento sobre o que o seu público tem interesse. É possível ter essa noção através do monitoramento. A partir disso, selecione temas que fazem parte do cotidiano da sua audiência e que dialoguem com os produtos e serviços da sua empresa. Humanize o seu negócio, esclareça as dúvidas mais comuns das pessoas, entregue o “além-venda”. Lembre-se que nem tudo é só sobre vender, mas também sobre fortalecer a sua marca através do engajamento e da relevância.
Analisar a concorrência é fundamental para o sucesso do seu produto. A empresa que se destaca no mercado não é exatamente aquela que oferece o inédito, mas sim a que sabe agregar valor ao próprio produto. Sua loja pode vender os produtos que outras cem do mesmo bairro vende, o diferencial sempre vai estar na forma como você oferece a sua mercadoria. Aquele ditado, “quem não dá assistência, perde para a concorrência”, nunca fez tanto sentido como nessa situação. Estudar os pontos que a concorrência não atribui pode ser um diferencial e tanto.
Não estar por dentro das novidades do universo digital é um erro grotesco que dificulta bastante o andamento do seu negócio. O mundo está se atualizando todos os dias e, com isso, surgem mais estratégias que podem facilitar as suas vendas.
Esse é um dos motivos que torna-se fundamental contar com profissionais experientes na área do marketing. Acompanhar as novidades, decorrentes da Era Digital, é importante não só para quem é da área, mas também para quem optou por empreender.
A diferença entre os dois, resumidamente, é que no tráfego orgânico as pessoas vão ser atraídas ao seu serviço através do seu conteúdo. Já no pago, como o próprio nome diz, é através de anúncios e campanhas, trazendo resultados mais rápidos para a empresa. Porém, o que muita gente não sabe é que, nas duas opções, a qualidade do material/conteúdo entregue é de extrema relevância.
O erro de algumas empresas é insistir em apenas uma das estratégias que, muita das vezes, é a orgânica, o que acaba dificultando o avanço da empresa. O ideal é unir ambos, agregando resultados espontâneos e induzidos (pagos e não pagos).
Atualmente, uma gama de estratégias digitais podem ser absorvidas pelo seu negócio. Porém, se elas não forem escolhidas da maneira correta, adaptada à sua necessidade no momento, os prejuízos serão inevitáveis. Os erros são muito comuns quando não há profissionais experientes e especialistas na área para identificar o melhor caminho a ser seguido.