CARREGANDO...
Um nome de domínio, muitas vezes chamado apenas de domínio, é um endereço fácil de lembrar e associado a um IP físico na Internet. É o nome exclusivo que aparece após o símbolo @ nos endereços de e-mail e após www. nos endereços da Web.
Escolher um nome de domínio para o seu site parece ser uma tarefa simples, mas há muito o que ser considerado, na hora da decisão. Isso porque essa escolha irá influenciar diretamente o futuro da sua página. Por isso, quanto mais fácil forem os caminhos disponíveis para os seus clientes, melhores serão os seus resultados.
Imagine que você tem uma empresa e convidou todos os seus clientes para um coffee break. No convite, não há um endereço. Vai ser um pouco complicado para as pessoas chegarem e, provavelmente, haverá muitas desistências, concorda? Ainda mais no mercado atual, imediatista, onde o público consumidor quer executar tarefas no menor tempo possível e da maneira mais fácil, também.
Da mesma forma acontece com uma empresa que não tem um site. Ela não dispõe de um endereço oficial na internet. Está à “deriva”. Mas, há solução. Se você já identificou esse problema e pretende criar um novo site, parabéns, você está no caminho certo! Esse artigo irá ajudar também aqueles que querem criar um projeto paralelo, não necessariamente vinculado a sua atual empresa.
Assim, o nome de domínio foi concebido com o objetivo de facilitar a memorização dos endereços de computadores na Internet. Ele é como o seu RG ou CPF: único. Os visitantes irão acessar o seu site ou aplicativo por meio de links, publicidades, resultados de busca ou até mesmo digitando na barra de endereços do navegador. Por isso, é preciso direcioná-los para um endereço válido e fácil de acessar.
Para escolher um nome fácil, prático e atrativo para o seu site, alguns pontos precisam ser considerados:
Simplicidade
Se você quer ser lembrado e deseja aumentar seu tráfego a longo prazo, precisa pensar em nomes simples, que não confundam as pessoas. Além de ser necessário ter o endereço mais amigável para os buscadores, o domínio caracteriza a sua empresa como única em meio às outras no mundo digital. Por isso, lembre-se: menos é mais!
Objetividade
Quanto menos caracteres o seu domínio tiver, melhor. Nasa, intel, hp, tim, são exemplos de domínios práticos, diretos e super objetivos.
É aqui que você precisa ser óbvio: Se a sua marca se chama “Coca-Cola”, esse deve ser o endereço do seu site.
Consistência
Seu domínio precisa estar conectado a todos os elementos da sua marca. Isso inclui redes sociais, também. É importante ter URLS semelhantes (senão iguais) para todos os seus canais de comunicação. Ex: cocacola.com.br é @cocacola nas redes sociais.
Disponibilidade do endereço
Depois de escolher o nome, é hora de verificar se ele está disponível. Para isso, é necessário acessar o site Registro.br. Ao colocar o nome da sua empresa no campo de pesquisa, clique na lupa para verificar a disponibilidade. Se, por um acaso, o nome escolhido já estiver sendo utilizado, ele aparecerá como restrito na pesquisa. O uso do site e a checagem é totalmente gratuita (e necessária).
Evite caracteres especiais
Como explicamos antes, o nome precisa ser super fácil de memorizar e de digitar. Logo, caracteres especiais (<, @, #, por exemplo), são totalmente dispensáveis. Não dificulte a vida de quem precisa te encontrar!
Veja porque essa escolha pode ser bastante positiva, quando bem planejada:
1- Profissionalismo: Um domínio bem planejado poderá contribuir para transmitir uma imagem de seriedade, de compromisso, mostrando que a sua empresa realmente está comprometida com o mercado e não se esconde.
2- Localização: É fundamental que o seu site seja encontrado facilmente. Um domínio mal escolhido, com palavras difíceis, não é uma boa ideia, uma vez que, por diversas vezes, você irá precisar divulgar, seja em materiais impressos, digitais ou até mesmo por voz, ao telefone. Se o usuário não consegue digitar facilmente/corretamente, irá aparecer “página não encontrada”, aumentando as chances da sua empresa ser deixada de lado.
3- SEO: Olhando pelo prisma do SEO, seu domínio poderá ter um papel importante, ajudando os ajudando os motores de busca a encontrá-lo. Embora não seja fundamental, é um elemento a ser considerado.
O que evitar:
Palavras estrangeiras, complexas ou com caracteres que se repetem em sequência. Ex: crushhack. Ah, e como já falamos, evite ao máximo caracteres especiais.
Não use nomes de outras marcas. Inclusive, faça uma pesquisa legal para verificar registros de marcas e patentes. Mesmo que um domínio esteja disponível e possa ser de sua titularidade, nem sempre é uma boa ideia arriscar. Seja exclusivo!
Não utilize traços, pontos e números. Não complique!
Não utilize caracteres ou uma sequência de letras ou números que só faça sentido para você. Facilite!
O site do Registro BR permite que você registre quantos domínios precisar. Para isso, basta criar uma conta no site e realizar o preenchimento dos formulários, que são bastante simples e intuitivos.
Gostou do conteúdo? Continue em nosso blog e confira outros artigos que podem te ajudar.
E se você precisa de ajuda mais direta, fale com um de nossos especialistas.